Laudo AVCB

Nos grandes centros urbanos pode-se observar o avanço de áreas verticalizadas e junto à estas áreas, uma grande quantidade de materiais inflamáveis e combustíveis, por outro lado, não se verifica na mesma proporção, o aumento de acidentes causados por incêndios e explosões, e isso se deve a legislações atualizadas e mais rigorosas e aos órgãos de fiscalização comprometidos com a segurança. Por outro lado, observa-se também a grande responsabilidade por parte daqueles que administram edificações industriais, comerciais ou residenciais e, ciente desta responsabilidade, é que a VIGOSEG se coloca como parceira para auxilia-los desde a inspeção, relatórios, vistorias e emissão de documentos.

O QUE É AVCB?

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, ou AVCB é um documento oficial emitido pelo Corpo de Bombeiros comprovando que a edificação foi vistoriada e todas as instalações encontram-se em conformidade com as normas vigentes.

COMO OBTER O AVCB?

Em instalações novas, será necessária a elaboração de Projeto Técnico (PT) ou Projeto Técnico Simplificado (PTS) para apresentação junto ao Corpo de Bombeiros e onde se verificará a complexidade ou não das medidas de segurança. Para obtenção do AVCB será necessário a emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) por profissional cadastrado junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para cada área de competência. Após a implantação das instalações e adequações, será solicitada a vistoria da edificação por parte do corpo de bombeiros e na sequência a emissão do AVCB.

QUAL A VALIDADE DO AVCB?

O AVCB terá sua validade em função do tipo de ocupação da edificação e poderá variar de 1 até 5 anos.